Introdução a optics (lunetas e red dots)

Discussão em 'Parabellum' iniciado por variedades, Agosto 20, 2012.

1. Mnishimura

Mnishimura SOLDADO

Afiliado:
    Junho 11, 2013
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Alguém tem informação de como estão as coisas com a compra das lunetas? Eu estou perguntando pois de dois dias para cá estou vendo mais e mais lojas vendendo lunetas sem precisar de CR, vi até nas Casas Bahia vendendo luneta sem CR, nas explicações falam que é porque as lunetas tem aumento menor que 6x e objetiva menor que 36mm.

2. Gabriel B V Vaz

Gabriel B V Vaz CABO

Afiliado:
    Maio 10, 2011
    Aprovações Recebidas:
    98
    Pontos de Troféu:
    18
    Esse aumento pode estar relacionado com a portaria 41/2018 do Colog!

3. Mnishimura

Mnishimura SOLDADO

Afiliado:
    Junho 11, 2013
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Você tem o link dessa portaria? Quando eu procuro Portaria 41/2018 só aparece coisa de Portugal

Edit: Esquece, achei. Portaria 41/2018 COLOG

§1º Ficam isentas de registro:
    I - as pessoas físicas e jurídicas citadas nos art. 99 a 102 do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados;
    II - as pessoas físicas, quando utilizarem:

a) armas de pressão;
    b) fogos de artifício;
    ou b) acessórios de arma, do tipo dispositivo de pontariaconsiderado de uso permitido.

@Gabriel B V Vaz Essa parte "acessórios de arma, do tipo dispositivo de pontariaconsiderado de uso permitido." enquadra todos os acessórios de pontaria? Meio que fica claro que enquadra as lunetas e red dots mas e os lasers e lanternas acopladas às armas, elas ainda são de uso restrito?

Última edição: Abril 12, 2018
  4. Gabriel B V Vaz

Gabriel B V Vaz CABO

Afiliado:
    Maio 10, 2011
    Aprovações Recebidas:
    98
    Pontos de Troféu:
    18
    Lanterna acoplada a arma: segundo esclarecimentos prestados através de email, pela DFPC, não são produtos controlados!
    Laser: se você entender que laser, é na verdade mira a laser, e que é um dispositivo que emprega luz para marcar o alvo, então é de uso restrito (mira a laser é categoria de controle 1)

Na minha opinião, a portaria deixou claro que estão isentos de registro apenas os dispositivos de pontaria de uso permitido! Em lugar algum ela cita outro tipo de acessório de arma!

Apesar de terem suprimido a palavra "ótico" do texto da portaria 41, acredito que estejam se referindo ao que é de uso permitido, do art. 17, VII do R105: "dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros."

Obs.: Não sei se aqui é o lugar ideal para fazer estes esclarecimentos, porque é um post da Parabellum que vem informando sobre o processo de importação das miras! Caso eu esteja equivocado em responder ao amigo, me perdoem!

SS-3 curtiu isso.
  5. variedades

variedades Membro do ano 2010 Revendedor

Afiliado:
    Abril 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1,924
    Pontos de Troféu:
    133
    Perfeitas as colocações do colega acima.

6. Gabriel B V Vaz

Gabriel B V Vaz CABO

Afiliado:
    Maio 10, 2011
    Aprovações Recebidas:
    98
    Pontos de Troféu:
    18
    @variedades, perdoe mais uma vez postar sobre o assunto neste topico, mas como surgiu aqui achei mais sensato colocar esta postagem aqui mesmo!

Recebi a confirmação da DFPC:

"Gabriel, bom dia!
    Exatamente, a Portaria 41 eximiu a necessidade de CR para as pessoas que a penas utilizem e adquirem no mercado nacional lunetas e miras de uso permitido"

Espero ter ajudado, e mais uma vez, se este não for o local correto, me perdoem!

7. variedades

variedades Membro do ano 2010 Revendedor

Afiliado:
    Abril 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1,924
    Pontos de Troféu:
    133
    Quanto mais esclarecimentos melhor.

Compartilhe esta Página