Funcionamento do dust cover (portilhola de ejeção do cartucho) da linha M4 da SRC

Discussão em 'Parabellum' iniciado por variedades, Julho 10, 2012.

  1. variedades

    variedades Membro do ano 2010 Revendedor

    Afiliado:
    Abril 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1,980
    Pontos de Troféu:
    133
    Localização:
    Monterey - CA
    Colegas,

    Posto aqui instruções sobre o funcionamento da portinhola de ejeção de cartucho da linha M4 da SRC, pois é ligeiramente diferente de outros modelos de AEG. TODO CLIENTE DEVE PRESTAR MUITA ATENÇÃO AO FUNCIONAMENTO DA PORTINHOLA PARA EVITAR, A LONGO PRAZO, DANIFICAR O PINO DE RETENÇÃO DA PORTINHOLA.

    1. foto da AEG com a portinhola fechada, operação normal da AEG durante um jogo:[​IMG]

    2. Para abrir a portinhola e regular o hopup, com ambos os dedos, puxe o bolt catch (peça mostrada na foto) para trás. Você vai sentir uma resistência a puxada após alguns centímetros, bem onde consta que está o bolt catch. A portinhola vai abrir
    [​IMG]

    3. Mesmo sentindo a resistência, continue por mais um centímetro, fazendo mais força, isso vai abrir a capa de proteção do hop up, conforme foto abaixo onde ela consta aberta exibindo as engrenagens do hop up
    [​IMG]

    4. Regule o hopup. Com a AEG nesta posição (cano apontado para a direita), se girar a peça no sentido horário o hop up aumenta, e no sentido anti-horário o hop up diminui.
    [​IMG]

    5. MUITO IMPORTANTE: Em todo modelo de M4 da SRC, enquanto se regula o hopup, o bolt catch fica cerca de 1cm para trás, retido, para permitir que o hop up seja regulado sem necessitar ficar "segurando" esta peça. Nesta etapa, nunca feche a portinhola com o bolt para trás, explicamos o porque a seguir. Notar o bolt recuado:
    [​IMG]

    6. Com a portinhola ainda aberta EMPURRE o bolt catch para frente, a fim de fechar a cobertura de proteção do hopup, isso deverá fazer o hopup ser coberto, conforme foto:
    [​IMG]

    7. Por fim, após o bolt estar completamente recuado, no seu local original, e somente após a cobertura de proteção ao hop up estar fechada é que se deve fechar a portinhola, conforme fotos a seguir:
    [​IMG]
    [​IMG]

    Então, em resumo, a regra geral é a seguinte: somente fechar a portinhola com a capa de proteção do hou up fechada, hop up escondido, se estiver aparecendo o hop up não feche a portinhola, primeiro empurre o bolt para esconder o hop up.

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    Agora mostrando o errado, nesta foto o dust cover está sendo fechado com o hop up ainda sendo exibido, e com o bolt catch para trás:
    [​IMG]

    Se isto ocorrer, repare que após fechar a portinhola o bolt catch está ainda recuado:
    [​IMG]

    E o puxar para trás não vai fazer abrir a portinhola...
    [​IMG]

    Se isso ocorrer, para voltar a abrir a portinhola, você terá que empurrar o bolt catch para frente, mas com cuidado! Conforme a foto abaixo, deve-se empurrar o mesmo em ângulo, pressionando o bolt catch tanto para cima quanto para frente:
    [​IMG]
    [​IMG]

    Com isso a protação ao hopup vai fechar e a portinhola vai abrir (ou não), mas é certo que o bolt voltando para frente na próxima puxada ele vai voltar a abrir a portinhola.

    Entretanto, empurrar seguidamente o bolt catch para frente com a porta fechada causa estress no pino de retenção da portinhola fechada, podendo, com o tempo, o danificar, assim alertamos a todos os usuários que SEMPRE primeiro tenham certeza que a capa de proteção do hop up está completamente fechada e o bolt catch está completamente empurrado para frente e somente dai fechar a portinhola.

     
  2. Kevlar

    Kevlar CABO

    Afiliado:
    Março 28, 2006
    Aprovações Recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    18
    Localização:
    São Paulo/SP
    Muito bem explicado Vareta! Parabéns!! Agora se alguém quebrar isso ai é uma Jão mesmo.... :haha:

    Uma dúvida, que eu acredito já saber a resposta mas vou confirmar mesmo assim: isso se aplica as M16 também?
     
  3. variedades

    variedades Membro do ano 2010 Revendedor

    Afiliado:
    Abril 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1,980
    Pontos de Troféu:
    133
    Localização:
    Monterey - CA
    Sim, o corpo da mM16 é igual o corpo da M4, o mesmo se aplica a ambos os modelos.
     
  4. eduardo kiehl

    eduardo kiehl SOLDADO

    Afiliado:
    Dezembro 13, 2018
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    desculpa o tópico antigo, a minha quebrou a travinha, alguém sabe aonde achar para comprar essa peça? Achei apenas em sites internacionais( dust cover)
     
  5. variedades

    variedades Membro do ano 2010 Revendedor

    Afiliado:
    Abril 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1,980
    Pontos de Troféu:
    133
    Localização:
    Monterey - CA
    Só lá fora mesmo.
     

Compartilhe esta Página